quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Os terremotos da história do Peru



 O Peru é um dos países que estão no "Anel de Fogo do Pacífico"(uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica) é por isso que la foram registrados alguns dos maiores terremotos, não só pela quantidade de perdas humanas e materiais, mas pelo grau em que eles aparecem.


Terremoto mais recente

Um dia depois de um terremoto atingir os EUA, o Peru sente fortes temores no norte do país, a 200 km da fronteira com o Brasil.O cismo teve uma magnitude de 7 graus na escala usada pelo instituto americano. Segundo o USGS, todo tremor acima de 6.0 é considerado de intensidade "forte". 
Algumas pessoas no Equador e Brasil também sentiram algum efeito do terremoto.
A solidariedade internacional não tem sido muito a chegar, começando com os vizinhos latino-americanos, incluindo Chile, com o qual o Peru enfrenta actualmente conflito marítimo. A Espanha começou o envio de um contingente inicial de pessoal alimentos, remédios e alívio. É louvável que a única resposta mundial imediata e generosa depois de um desastre, mas com mais freqüência no final ajuda não chegar, se sobrepõe ou perdidos por falta de coordenação.


Cronologia de terremotos

31 de maio de 1970: Um intenso terremoto de 7,9 graus de magnitude sacode o  norte do Peru e destrói as cidades de Yungay,Huaraz e Chimbote,além de outros vilarejos.Mais de 70 mil pessoas morrem e 600 mil ficam desabrigadas.


29 de maio de 1990:Um terremoto de 5,8 graus é registrado a 130 km da cidade de Moyobamba e deixa 101 mortos


15 de agosto de 2007: Um sismo de 7,9 graus atinge o Peru.Autoridades dizem que mais de 300 pessoas morreram e que há 1300 feridos.

nomes:Júlia Juiz n°11,Cinthia Viana n°04,Mirelle Lins n°22 e Gabriela Costa n°08

Nenhum comentário:

Postar um comentário